Ser Mãe ou Ter uma Carreira Profissional?

A decisão entre ser mãe e construir uma carreira profissional é uma encruzilhada que muitas mulheres enfrentam em suas vidas. Embora seja um dilema com o qual homens raramente se deparam da mesma forma, as mulheres continuam a desempenhar um papel vital em ambos os papéis – tanto na maternidade quanto no mundo profissional.

Aliás a grande maioria das mulheres, continuam a desempenhar triplo papel: ser mãe, dona de casa e uma profissional. Isto tem levado muitas mulheres a repensarem sobre a possibilidade de ser mãe ou não, em prol de sua carreira profissional.

As alternativas para mulheres que deseja ser mãe

A questão crucial, no entanto, é que não deveria ser uma escolha entre um ou outro. A sociedade moderna tem feito progressos na criação de um ambiente em que as mulheres podem buscar ambos os objetivos, mesmo que equilibrar essas duas áreas da vida não seja uma tarefa fácil.

Embora os esforços sejam muitos, a verdade é que na prática, a mulher ainda continua com a maior responsabilidade no que se refere a criação dos filhos e tudo que há em torno disso, como por exemplo: educação doméstica, cuidados com a saúde e cuidados diários do dia a dia.

Por outro lado, observa-se também que algumas mulheres têm demonstrado que podem ser mães dedicadas e bem-sucedidas em suas carreiras, desde que as empresas entendam as dificuldades dessa jornada ou que elas desenvolvam alguma atividade para si própria como ser empreendedora ou freelancer.

O caminho ideal é encontrar o equilíbrio certo e buscar apoio quando necessário. Optando por trabalhar em uma empresa, o desafio consistirá em encontrar empresas que reconhecem a importância de políticas de trabalho flexíveis para mulheres que desejam ter ou já tenham filhos pequenos.

Ao se optar por ser empreender, a mulher terá que enfrentar outras questões para garantir um equilíbrio entre a maternidade a rotina de uma empresa que exige lidar com empregados, clientes, fornecedores e parceiros. Embora esse caminho também não seja tão fácil, talvez seja a alternativa mais viável de conciliar a vida profissional, a vida de mãe e a vida de dona de casa.

É necessário frisar que ser mãe é uma das experiências mais gratificantes e desafiadoras que alguém pode vivenciar. A maternidade é uma jornada de amor, responsabilidade e crescimento pessoal. É uma oportunidade de moldar o futuro, de nutrir e educar a próxima geração.

Além disso, conforme seja a vida de um casal, muitas mulheres escolhem se dedicar inteiramente à criação de seus filhos (pelo menos até eles completarem 03 ou 04 anos), e isso também é uma decisão digna e nobre. Diga-se de passagem, algumas mulheres quando possuem o desejo da maternidade bem latente, já começam a se planejar para essa “parada” em sua vida profissional.

O importante a lembrar é que a escolha entre ser mãe ou ter uma carreira profissional não é necessariamente uma escolha definitiva. Muitas mulheres escolhem se adaptar ao longo do tempo, dedicando mais tempo à maternidade em certos momentos e focando em suas carreiras em outros. Algumas mulheres prosperam como empreendedoras e mães, criando seus próprios negócios para ter mais flexibilidade.

Em última análise, ratifico que a sociedade deve continuar a evoluir para apoiar e capacitar as mulheres a fazerem escolhas que se alinhem com seus valores e metas pessoais. A igualdade de gênero não deve significar que as mulheres são forçadas a escolher entre ser mãe ou ter uma carreira. Em vez disso, deve permitir que as mulheres exerçam seu direito de fazer ambas as coisas, se assim desejarem, e serem reconhecidas e valorizadas em ambas as esferas.

Veja Também: 11 dicas incríveis para engravidar mais rápido

Conclusão

Assim, o dilema de ser mãe ou ter uma carreira profissional não deve ser visto como um “ou-ou”. As mulheres são capazes de serem mães incríveis e profissionais talentosas. O segredo está em encontrar o equilíbrio que funcione para cada indivíduo, e a sociedade deve apoiar essas escolhas e celebrar as mulheres que desempenham esses papéis multifacetados. Além disso, se faz importante encontrar um parceiro que ajude nesse processo que, afinal, também é dele.

Portanto, a verdadeira questão não é ser mãe ou ter uma carreira, mas sim ser a pessoa que você deseja ser e fazer o que lhe traz alegria e realização.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Exportação de Dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar Remoção de Dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar Retificação de Dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar Cancelamento de Inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

plugins premium WordPress